Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Ficção Argentina

#48 Dicas (nem tão) rápidas: "As coisas que perdemos no fogo" e "Quando acreditávamos em sereias"

Imagem
(Imagem: Freepik.com ) Os dois livros que vim indicar hoje são de gêneros diferentes mas têm em comum: 1. títulos relativamente longos 2.  o fato de terem permanecido na minha cabeça por semanas (Capa: La Boca e ô de casa, Tradução: José Geraldo Couto) Quem está antenado com a literatura contemporânea sabe que a argentina Mariana Enríquez tem dado o que falar. Eu comecei a lê-la por “As coisas que perdemos no fogo” e finalmente entendi o porquê da comoção em torno da autora.  Até então eu não havia lido nada parecido. Mariana escreve num estilo que eu classifico de “terror urbano e social”. Os 15 contos da edição estão repletos de personagens marginalizados e situações de injustiça e violência corriqueiras na atualidade. Todos eles se passam na Argentina mas, como toda boa história, têm ressonância universal. Meus favoritos: “A hospedaria” relata a experiência “sobrenatural” vivida pela adolescente Florencia em companhia da amiga Rocío numa hospedaria abandonada. E...