Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Ficção Francesa

#26 Bom dia, tristeza, de Françoise Sagan

Imagem
  (Capa de A2 e Mika Matsunake, Tradução de Siei Maria Campos) Cécile tem 17 anos e passa uma temporada na costa do Mediterrâneo com seu pai, Raymond. Ela afirma logo no início de sua narrativa que “era perfeitamente feliz”. E não é à toa ‒ pai e filha bon vivants passam dias e noites nadando, comendo e bebendo do bom e do melhor e curtindo os respectivos namorados da vez. Quando Raymond anuncia que Anna, amiga da falecida esposa, está para chegar, Cécile prevê acertadamente que o clima das férias de verão está prestes a mudar. Várias passagens de “Bom dia, tristeza” me lembraram livros de F. Scott Fitzgerald. No romance francês, entretanto, eu me senti dentro da cabeça dos personagens dos loucos anos 20 . No relato de Cécile é possível ver de perto o quão irresponsáveis e desatinados os ricos podem ser apenas pelo fato de poderem pagar pelas próprias extravagâncias. A única a refutar o estilo de vida tresloucado da dupla é Anne. Diante de tantos excessos dos outros, a sensate...