#6 Série Cormoran Strike

O sétimo volume da série

(Mulholland Books)

    Opiniões controversas à parte, precisamos falar sobre a série de J. K. Rowling escrita sob o “pseudo-pseudônimo” Robert Galbraith.

Grande parte dos fãs de narrativas policiais provavelmente questionariam a qualidade e a consistência da série de suspense que está chegando ao sétimo livro. Eu, apesar de atualmente tê-lo lido pouco, me considero também adepta do gênero, e só fiquei de fato presa aos casos investigados por Cormoran e Robin no terceiro, no quinto e no sexto livros. Algo, porém, tem melhorado de maneira inegável: a construção de personagens feita pela autora britânica.

Mesmo os secundários têm, cada um, características bem definidas e são verossímeis. Mas o destaque, sem dúvida, é Robin Ellacott, uma coprotagonista pluridimensional que só outra mulher consegue escrever. As questões de Robin ‒ violência e trauma, sua escolha de carreira e a misoginia no ambiente de trabalho, problemas nos relacionamentos familiares e afetivos ‒ são bem estruturadas e sem exageros dramáticos, e isso as torna fáceis de empatizar.

Eu sou um pouco avessa a ler séries, pois não gosto de passar muito tempo presa e limitada em um só universo. Mas todos os méritos desse novo enredo criado pela autora de Harry Potter tem me cativado cada vez mais.

Estou super curiosa para ver os próximos “episódios” ‒ falando nisso, a adaptação para o streaming, "C. B. Strike", é fiel aos livros, tem boas atuações e também é um ótimo entretenimento ‒ e, ao mesmo tempo, sei que sentirei saudade dos personagens e da trama quando tudo acabar (no décimo livro, segundo a autora). E não é isso que uma boa série faz?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#35 Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku

#21 A última casa da Rua Needless, de Catriona Ward

#1 Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway