#21 A última casa da Rua Needless, de Catriona Ward

 

(Jangada, Tradução de Thereza Christina Rocque da Motta)

Os narradores do "A última casa da Rua Needless" são Didi ‒ a irmã de uma menina desaparecida há anos, Ted Bannerman ‒ um homem solitário (apesar de viver com sua filha Lauren), e a gata desses dois ‒ Olívia. É isso mesmo, a gata é uma das narradoras. Quando soube disso, eu imediatamente quis ler o livro.

Sou do tipo de leitora que gosta de desvendar a trama aos poucos. Quanto menos eu souber a respeito de uma história antes de lê-la, melhor. No caso de suspenses, a surpresa é um fator ainda mais importante. Portanto, vou fazer o que gostaria que fizessem comigo e contar a minha experiência, sem me aprofundar na sinopse.

Minha leitura de "A última casa da Rua Needless" durou meses. Segundo me lembro, esse foi o período mais longo que passei lendo um thriller. Só no último terço do livro entendi o motivo: esse não é um suspense comum. Eu demorei a engatar na leitura porque no início tudo parecia clichê, mais uma história alternando os pontos de vista de um criminoso, da vítima e de um parente da vítima. O que me intrigou foi saber que o romance tinha feito barulho entre fãs do gênero, então eu continuei lendo para descobrir o por quê.

  Sem estragar as surpresas, posso adiantar que o tema central da narrativa, revelado quase no final, é um assunto que não costuma ser explorado da maneira que foi por Ward. Esse trunfo possivelmente é a causa do burburinho (merecido, ao meu ver) em torno da história. 

Fico feliz por ter lido até o fim. Gostei das camadas reveladas aos poucos e fui feita de boba até um dos últimos capítulos, algo que costumo buscar ao ler histórias de mistério. Eu não gosto de descobrir a resolução na metade do livro porque isso me entedia e faz perder o interesse nele, motivo pelo qual as histórias de Arthur Conan Doyle, por exemplo, não me agradam.  

“A última casa da Rua Needless” tem gatilhos para abusos físicos e psicológicos. Embarque avisado. 


Recomendo para: fãs de thrillers e interessados em psicologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#35 Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku

#1 Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway