#10 O senhor do vento, de Gabriel Réquiem

 

(Draco)


Se agora em outubro você, assim como eu, leu pouco dentro da temática de Dia das Bruxas (no meu caso, apenas um livro) mas, agora que o mês está acabando, decidiu ir atrás disso porque sim, vem ver essa dica inusitada.

Alguns meses atrás, baixei o ebook grátis de “O senhor do vento” na Amazon (ele ainda está disponível dessa forma, pelo menos no Kindle Unlimited) e me esqueci dele, até que uma outra leitura de horror “deu errado” (provavelmente falarei mais desta em outro post) e eu, procurando por uma história curta para dar volume à lista temática, encontrei o esquecido Gabriel Réquiem.

O conto fala de um menino, Zezinho, que, na fazenda da família, um dia encontra entreaberta a porta de um “quarto proibido”, em geral trancado, e, claro, vai xeretar. Lá, ele encontra alguns objetos e uma história aterrorizante do passado de um tio. E é só isso o que posso dizer sobre a trama sem estragar a leitura.

Encontrei alguns problemas de ortografia no texto, mas nada que chegue a atrapalhar a experiência.

O terror do livro não é tão óbvio e, para dizer a verdade, eu precisei chegar ao fim dele e refletir um pouco para só então empatizar com os protagonistas e, pelos olhos deles, enxergar o pavor tanto de Zezinho, com o que encontrou no tal quarto, quanto o do tio, envolvido nos acontecimentos antigos ‒ e inspirados por fatos da história brasileira ‒  descobertos pelo menino. Já o elemento fantástico me pareceu bem mais evidente e, segundo pesquisei sobre o autor, é mesmo a linha principal de seu trabalho.

O que de fato gostei nessa história foi o desfecho, também associado a algo real. E, embora eu não tenha encontrado comprovação de que baseie-se em fatos, achei um ótimo exercício de imaginação e uma bela analogia de como pode ser construído o imaginário de escritores de ficção fantástica.

Recomendo para quem estiver a fim de ler uma história curtinha, quem gosta de baixa fantasia e quem quer algum contato com o terror mas sem ter pesadelos ou insônia depois disso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#35 Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku

#21 A última casa da Rua Needless, de Catriona Ward

#1 Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway